A Prefeitura do Rio vai enviar à Câmara Municipal o projeto de lei do Mata Maravilha, iniciativa de requalificação urbana para a Região Portuária. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere, após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Porto.
Divulgado originalmente em abril do ano passado, o projeto prevê a criação de um grande complexo verde às margens da Baía de Guanabara, com dois parques arborizados integrados a empreendimentos privados. A área total é de 223 mil metros quadrados, com quase metade destinada ao reflorestamento com espécies da Mata Atlântica.
Idealizado pela AI Moinho Empreendimentos Imobiliários e selecionado em chamamento público da prefeitura, o Mata Maravilha propõe transformar o entorno do Moinho Fluminense em um distrito de inovação, sustentabilidade e economia regenerativa, com campus de tecnologia verde, espaços culturais, hotéis e moradias.
Segundo a prefeitura, a proposta integra a estratégia de revitalização do Centro e do Porto Maravilha, que pode receber cerca de 40 mil novos moradores nos próximos anos.






