O presidente da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Flávio da Silva Santos, conhecido como Flávio da Mocidade ou Pepé, foi preso nesta sexta-feira (3) em uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A ação mira a chamada “nova cúpula do jogo do bicho”, que teria como líderes Flávio e o bicheiro Rogério Andrade.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), ambos foram denunciados à Justiça pela formação de organização criminosa voltada à exploração de jogos de azar. Rogério, já preso por ordenar o assassinato de Fernando Iggnácio em 2020, permanece no Presídio Federal de Campo Grande (MS). A Justiça determinou que Flávio também seja transferido para o sistema federal de segurança máxima.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão contra Vinicius Drumond, apontado como aliado do grupo, e teve como alvo a quadra da Imperatriz Leopoldinense. As ordens foram autorizadas pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital.
De acordo com o MPRJ, desde 2014 Rogério Andrade e Flávio da Mocidade comandam uma das principais organizações do ramo no Rio de Janeiro, administrando pontos de jogo e disputando territórios de forma violenta. As investigações apontam ainda pagamento de propina a policiais civis e militares como parte do esquema de corrupção.