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Primeira linha do sistema aquaviário da Barra deve operar no fim de 2026

Demais linhas serão abertas gradualmente até 2028; rede completa deve atender até 90 mil passageiros por dia

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Reprodução

O sistema aquaviário das lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá avançou com a entrega do plano de trabalho que define o cronograma oficial de implantação. Segundo o consórcio Lagunar Marítimo, a primeira linha — ligando o Canal de Marapendi ao metrô do Jardim Oceânico — deve começar a operar no fim de 2026. As demais rotas serão abertas de forma escalonada até o fim de 2028.

A rota inaugural foi priorizada porque a Lagoa de Marapendi já está desassoreada, permitindo início imediato da operação. O trecho Rio das Pedras–BarraShopping também pode integrar o primeiro grupo, caso as condições de navegação permaneçam favoráveis.

O contrato prevê a implantação de oito linhas e a construção de cinco estações. O mapa apresentado indica bases principais no Jardim Oceânico, Parque Olímpico, Rio 2, Península e Recreio. O traçado percorre áreas como Arroio Pavuna, Muzema, Gardênia Azul, Salvador Allende, Vila Militar, Bosque Marapendi e o entorno da Lagoa de Jacarepaguá.

Linhas obrigatórias anunciadas:
• Rio das Pedras–Linha Amarela
• Rio das Pedras–Jardim Oceânico
• Rio das Pedras–BarraShopping
• Muzema–Jardim Oceânico
• Bosque de Marapendi–Jardim Oceânico
• Circular da Lagoa de Jacarepaguá
• Gardênia Azul–Jardim Oceânico

Além das rotas previstas no edital, o plano indica que novas linhas serão incorporadas à rede. Em janeiro, o consórcio deve apresentar o detalhamento final da operação, incluindo modelo das embarcações, logística, frequências e ordem de ativação.

Quando totalmente implantado, o sistema deverá atender até 90 mil passageiros por dia, com integração ao Jaé e ao Bilhete Único Carioca.