O príncipe William, herdeiro do trono britânico, desembarca nesta segunda-feira (3) no Rio de Janeiro para uma série de compromissos oficiais voltados à pauta ambiental. A visita marca sua primeira passagem pelo Brasil e antecede sua participação na Cúpula de Líderes da COP30, em Belém, na próxima quinta-feira (6).
Durante três dias, o príncipe cumprirá uma agenda dedicada à inovação climática, à preservação de ecossistemas e ao combate a crimes ambientais — temas centrais para o Brasil, que será o anfitrião da conferência mundial sobre o clima.
Na terça-feira (4), William participará da Cúpula Global do programa United for Wildlife, criado por ele e pela Royal Foundation, com o objetivo de combater o tráfico ilegal de animais silvestres. O evento, realizado no Rio, tem apoio do Itamaraty, da Interpol, da Polícia Federal e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Já na quarta-feira (5), o Museu do Amanhã sediará a quinta edição do prêmio Earthshot, fundado pelo príncipe em 2020 para incentivar soluções inovadoras no enfrentamento à crise climática. Serão premiados cinco projetos com 1 milhão de libras cada (cerca de R$ 7,1 milhões). Nesta edição, o número de indicações do Brasil e da América do Sul dobrou, com destaque para iniciativas lideradas por mulheres e comunidades indígenas.
De acordo com o Palácio de Kensington, o príncipe também visitará comunidades cariocas e projetos locais de conservação e economia sustentável. “O príncipe verá como grupos comunitários estão se unindo para enfrentar os desafios ambientais e garantir que as vastas paisagens e a rica biodiversidade do Brasil sejam preservadas para as gerações futuras”, diz o comunicado oficial.






