O Rio de Janeiro será palco de uma série de eventos internacionais voltados à agenda climática global entre os dias 1º e 7 de novembro, às vésperas da COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, entre 10 e 21 do mesmo mês. A programação inclui o Fórum de Líderes Locais da COP30, a cerimônia do Prêmio Earthshot e encontros com empresas de tecnologia, reunindo mais de 300 prefeitos e governadores do mundo inteiro.
O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta terça-feira (28) o plano operacional detalhado pela Prefeitura em coletiva de imprensa. Segundo ele, a cidade não terá grandes interdições de vias, diferentemente do que ocorreu durante o G20 e os BRICS. “Não está prevista a presença de nenhum chefe de governo, de chefe de estado, mas é óbvio que nós teremos aqui atores importantes presentes nesse encontro”, afirmou o prefeito.
Entre os destaques da programação estão a presença do príncipe William, do prefeito de Londres, Sadiq Khan, da prefeita de Paris e de mais de 270 prefeitos de diversas partes do mundo. Os dias mais intensos serão segunda, terça e quarta-feira, com eventos concentrados no Complexo MAM, no Museu do Amanhã e na região portuária.






