Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada neste sábado (1º), mostra que 64% dos moradores do estado do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na semana passada. A ação, considerada a mais letal da história do estado, deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais.
O levantamento ouviu 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais, entre 30 e 31 de outubro, e tem margem de erro de três pontos percentuais. Segundo a pesquisa, 27% desaprovam a operação, 6% se dizem neutros e 3% não souberam responder. Além disso, 73% dos entrevistados acreditam que a polícia deve realizar novas operações semelhantes em outras comunidades do estado.
O apoio à ação foi maior entre homens (79%), pessoas com menor escolaridade (67%) e moradores da Baixada Fluminense (73%). Entre as mulheres, o índice foi de 51%, e entre os moradores com ensino superior, 59% aprovaram a operação.
Na divisão por renda, o maior apoio veio de quem ganha entre 2 e 5 salários mínimos (69%). Já entre os que recebem mais de cinco salários, a desaprovação chegou a 36%. A faixa etária de 31 a 50 anos concentrou o maior índice de aprovação, com 68% favoráveis à ação.
Quando perguntados sobre os resultados, 58% dos entrevistados consideraram a operação um sucesso, enquanto 32% a classificaram como fracasso. A aprovação foi mais expressiva entre os apoiadores de Bolsonaro (93%) e eleitores de direita, enquanto entre os apoiadores de Lula, apenas 35% disseram apoiar a ação.






