No primeiro dia da cúpula dos Brics, realizada no Rio de Janeiro, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, se encontrou com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. O encontro aconteceu no hotel Windsor Flórida, no bairro do Catete, Zona Sul da capital, onde o líder cubano participa como convidado da reunião de chefes de Estado do bloco.
Durante a reunião, foram discutidas novas parcerias e projetos de cooperação entre Maricá e a ilha caribenha, especialmente nas áreas de saúde, biotecnologia e segurança alimentar.
Díaz-Canel expressou gratidão ao apoio prestado pela cidade fluminense ao seu país.
“Maricá tem sido uma grande amiga de Cuba. É com alegria e entusiasmo que acompanhamos os projetos e parcerias que estamos desenvolvendo juntos, especialmente nas áreas de saúde, biotecnologia e alimentação. Agradeço também pela solidariedade ao povo cubano e pelo apoio incondicional à defesa da nossa soberania como nação livre e pujante”, afirmou o presidente cubano.
Presidente da Associação dos Prefeitos dos Brics, Quaquá reforçou os laços com Cuba e destacou os avanços em comum.
“Temos muito orgulho das parcerias que estamos desenvolvendo com Cuba. Em breve, teremos vacinas e medicamentos produzidos em Maricá com a expertise e a tecnologia dos laboratórios cubanos”, declarou.
Entre os principais projetos, está a produção de medicamentos para o controle da diabetes com tecnologia cubana. Quaquá confirmou que, já em agosto, um grupo de moradores de Maricá diagnosticados com diabetes será enviado para tratamento em Cuba.
Ao final do encontro, o prefeito voltou a demonstrar apoio ao país caribenho, que sofre há décadas com os impactos do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Quaquá também ofereceu apoio como interlocutor entre os governos brasileiro e cubano.
“Somos nações irmãs que precisam sempre estar próximas. Nos colocamos à disposição para estreitar ainda mais nossos laços e relações”, concluiu.