O Vasco está em grande momento na temporada e se coloca em boas condições de garantir classificação à próxima edição da Copa Libertadores da América. Aliás, neste sentido, o atacante Rayan aparece como o principal destaque.
O jogador voltou a ser protagonista e participou ativamente dos dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, na última segunda-feira, 20, no Maracanã. Aliás, tendo como base os últimos seis jogos que disputou, Rayan balançou as redes seis vezes.
O atleta apenas passou em branco na derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo. Na sequência recente, Rayan deixou sua marcar contra Flamengo, Cruzeiro, Fortaleza e Fluminense, além de dois gols diante do Vitória.
Em toda a temporada, o atacante de 19 anos já marcou 16 gols pelo Vasco em 46 partidas. Em números absolutos, esta é a melhor participação de Rayan desde que se tornou profissional. Quando ainda estava na base do Vasco, defendendo o elenco sub-17, o jogador marcou 29 gols em 34 partidas.
Até então, a melhor fase de Rayn no time profissional havia acontecido na temporada passada. O jogador chegou a disputar 33 partidas pelo clube, aonde marcou dois gols e contribuiu com uma assistência. A estreia do atleta no time de cima veio em 2023, quando disputou oito partidas.
Rayan no radar da Seleção Brasileira?
Com o grande destaque pelo Vasco, o jovem atacante começa a gerar debates sobre uma convocação para a Seleção Brasileira. Aliás, Fernando Diniz, que já foi treinador da equipe nacional, comentou que acredita ser o momento ideal para a convocação de Rayan.
“Rayan só confirma o que percebi muito precocemente quando cheguei. Ele tem que estar no radar de Copa do Mundo. Esta cada vez mais sólido e se firmando como um grande atacante. Rayan é um jogador completo, ele tem muita coisa, muita qualidade. É um jogador de 19 anos, grande, rápido, ágil, que chuta com muita precisão de qualquer lugar, é um jogador canhoto, que dribla e que sabe construir”, disse Diniz, que completou.
“Sabe tabelar, sabe virar o jogo. Quando precisa dele na primeira fase de construção, ele vem. Quando precisa cair de um lado ele cai, do outro lado ele cai. É um jogador muito completo. Quando eu falo que precisa ter um olhar criterioso com o Rayan, é porque ele está em franca evolução e sobrando cada vez mais. Ele merece um olhar da Seleção Brasileira”, garantiu Fernando Diniz.
Com a queda técnica de Pablo Vegetti, Rayan vem assumindo um protagonismo importante dentro do Vasco e é jogador fundamental para colocar a equipe na disputa por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte