A ressaca com ondas de até 4 metros levou à interdição dos dois sentidos da Avenida Delfim Moreira, a principal da orla do Leblon, na Zona Sul do Rio, por volta das 16h desta terça-feira (29/07).
O mar cruzou as duas pistas chegou a danificar um portão de um prédio. Um carro que estava estacionado no canteiro central e um equipamento de ginástica fixado no calçadão foram deslocados pela força da água.
A Comlurb realiza a limpeza da via para retirada de areia acumulada na pista. No sentido Copacabana, o desvio pode ser feito pela Rua Bartolomeu Mitre; no sentido Leblon, pela Rua Henrique Dumont.
Alerta da Marinha e Prefeitura
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, com início às 9h desta terça-feira (29) e término previsto para as 21h de quinta-feira (31).
A Prefeitura orienta que a população evite o banho de mar e a prática de esportes aquáticos durante o período de ressaca. Também é desaconselhado permanecer em mirantes ou locais próximos ao mar.
Além disso, orienta que a população evite o banho de mar e a prática de esportes aquáticos durante o período de ressaca. Também é desaconselhado permanecer em mirantes ou locais próximos ao mar.
Outras recomendações incluem:
Não pedalar na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;
Pescadores devem evitar navegar;
Em caso de acidentes no mar, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e não tente resgates por conta própria.
O COR reforça que os frequentadores das praias devem seguir as orientações das equipes de salvamento e ficar atentos aos avisos oficiais.
Previsão
Nesta quarta-feira (30), com a redução da nebulosidade, o dia vai começar mais gelado. Mesmo com sol, as temperaturas não sobem muito, com máxima de 22°C na capital.
Os ventos diminuem de intensidade, mas ainda poderão ocorrer rajadas de até 50 km/h. Já o mar continua com ressaca, com ondas de até 3,5 metros.
Pelo menos até o próximo sábado (2) o sol predomina em todo o estado e não há previsão de chuva em nenhuma região. As madrugadas serão frias, e as tardes só esquentam mais na sexta e sábado, mas ainda abaixo dos 30°C.