A Secretaria Municipal de Saúde do Rio amplia a oferta do Implanon, método contraceptivo de longa duração, em clínicas da família e centros de saúde. Somente hoje, 18 de outubro, cerca de 5 mil unidades estarão disponíveis para aplicação, após o município receber 22 mil dispositivos enviados pelo Ministério da Saúde.
O Implanon é implantado sob a pele do braço e libera hormônio por até três anos, prevenindo a gravidez não planejada. O método é indicado para mulheres que buscam alternativa segura à pílula ou ao DIU, incluindo adolescentes, com efeitos colaterais leves e reversíveis após a retirada do dispositivo.
O dia D também contará com campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, atualização de vacinas para adultos e serviços preventivos voltados à saúde da mulher, como exames de mama, preventivo, inserção de DIU e Implanon, e testagem de infecções sexualmente transmissíveis.
Além disso, a vacinação contra a covid-19 será ampliada para gestantes e pessoas com comorbidades, e a imunização contra a dengue atenderá agora pessoas de 10 a 40 anos, aproveitando doses que estão próximas da validade. A SMS reforça que os serviços estarão disponíveis em unidades de saúde e locais estratégicos com grande circulação de pessoas.