O Rio de Janeiro vai sediar os principais eventos preparatórios para a COP30, reunindo lideranças mundiais em debates sobre sustentabilidade e clima. A prefeitura divulgou, nesta segunda-feira (28), o plano operacional que envolve interdições de ruas, ajustes na mobilidade urbana e controle de acesso em áreas do Centro e da Zona Sul.
Entre os destaques, estão o Fórum de Líderes Locais da COP30, que ocorre entre 3 e 5 de novembro no MAM e no Vivo Rio, e o Earthshot Prize, no Museu do Amanhã, no dia 5. A cerimônia contará com a presença do príncipe William e premiará cinco soluções climáticas com £1 milhão cada, incluindo dois projetos brasileiros finalistas.
As medidas incluem bloqueios momentâneos em vias como Avenida República do Chile, Rua do Lavradio e Rua da Relação, além de alterações no funcionamento do VLT. A CET-Rio coordenará o esquema de trânsito, garantindo acesso a moradores e funcionamento parcial de feiras e comércios locais durante os dias de evento.
Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas devem participar diariamente das atividades, incluindo prefeitos de grandes capitais como Londres e Paris. O Rio se posiciona, assim, como protagonista nas discussões climáticas que antecedem a COP30, prevista para acontecer em Belém, no Pará, em 2026.






