Em entrevista exclusiva à Rádio Manchete, no programa “Show do Raphael de França”, o secretário estadual de Turismo comemorou o sucesso da ativação de turismo do estado do Rio de Janeiro na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires. Gustavo Tutuca, explicou que a ação faz parte do projeto “Meu Destino é o Rio de Janeiro”, que visa ampliar a permanência e a circulação de turistas internacionais pelo estado. O foco na Argentina, onde foi realizado o evento, tem motivos sólidos: mais de 500 mil argentinos visitaram o Rio só no primeiro semestre de 2025.
“Estamos mais que dobrando o fluxo de turistas argentinos para o Rio. E não apenas na capital ou em Búzios, como era mais comum. Hoje vemos esse público também em locais como Barra da Tijuca e Recreio. Eles ocupam o estado durante o ano todo”, explicou Tutuca.
A FIT, encerrada na última terça-feira (30/09), é considerada a mais importante feira do setor na América Latina. A comitiva fluminense levou ao público uma megaprodução de divulgação com foco não apenas na capital, mas também nas belezas naturais e culturais do interior do estado.
Com um estande de mais de 300 metros quadrados, o Rio atraiu os visitantes com representações icônicas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Trem do Corcovado, a Orla de Copacabana e a Roda-Gigante do Rio, além de destacar destinos como Niterói, Maricá, Miguel Pereira, Rio Claro, Paraty, Costa do Sol e Costa Verde. A grande novidade da ativação foi a instalação de uma roda-gigante temática com a marca Rio de Janeiro na entrada da feira, chamando atenção para o estande e fortalecendo o apelo visual da campanha.
Segundo o secretário Gustavo Tutuca, a retomada do aeroporto do Galeão e a ampliação das rotas internacionais também estão entre os pilares da estratégia do estado. Durante o evento, foi anunciado um novo voo direto entre Mendoza, na Argentina, e o Rio de Janeiro, em parceria com a companhia aérea Gol. Mendoza, famosa pela produção de vinhos, é uma região distante de Buenos Aires e agora estará conectada ao estado fluminense sem escalas.

O crescimento do turismo no Rio pós-pandemia tem sido expressivo. Em 2024, o estado ultrapassou a marca de 15 milhões de passageiros no Galeão, quase o triplo do registrado em 2021. A expectativa para este ano, segundo o secretário, é bater 2 milhões de turistas internacionais.
Além dos benefícios culturais e da promoção da imagem do estado, o turismo é uma engrenagem fundamental para a economia local. De acordo com Tutuca, a atividade movimenta mais de 50 setores da cadeia produtiva, gerando renda, empregos e desenvolvimento, especialmente para municípios que têm o turismo como principal vocação.
“Temos cidades que não têm espaço para indústrias, mas têm potencial turístico enorme. Estamos focando em transbordar o fluxo da capital para todo o estado”, afirmou.
A estratégia já tem dado resultados: aumento da ocupação hoteleira no interior, diversificação das rotas e fortalecimento de destinos antes pouco explorados, como Rio Claro, que apresentou uma nova trilha de longo curso voltada ao ecoturismo, e Paraty, que firmou parceria com Mendoza como cidades-irmãs.
A ação em Buenos Aires reforça o papel do Rio de Janeiro como porta de entrada do turismo no Brasil e destaca sua capacidade de inovar na promoção internacional, valorizando tanto a capital quanto os 92 municípios do estado.