O Rio de Janeiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos no turismo internacional e no setor de serviços. De janeiro a junho, o estado recebeu 1.154.034 visitantes estrangeiros, um aumento de 51,8% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11/07) pela Setur-RJ.
Com isso, o Rio de Janeiro já ultrapassou 63% da meta anual de 1,8 milhão de turistas internacionais e, mantido o ritmo, a projeção aponta para mais de 2 milhões de visitantes estrangeiros até o fim do ano, o que seria um recorde histórico.
“Teremos um ano histórico no turismo internacional, com números que comprovam a eficácia da nossa estratégia de promoção. O Rio está mais presente no exterior, mais competitivo e preparado para receber turistas de todo o mundo”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca (foto).
Em 2025, todos os meses apresentaram alta superior a 45% sobre 2024, com destaque para maio (+55,25%), mês do evento Todo Mundo no Rio, que teve show de Lady Gaga. Junho terminou com 121.497 turistas internacionais, crescimento de 51,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Além do salto nas chegadas, os serviços ligados ao turismo também mantêm alta. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), o índice cresceu 2,3% em maio sobre abril e 22,2% na comparação interanual.
Em 2025, o setor acumula alta de 15,4%. Os dados confirmam a tendência de três meses consecutivos de crescimento, consolidando o Rio como destino de destaque e reforçando sua importância para a geração de emprego e renda em todas as regiões do estado.