O Rio de Janeiro alcançou um recorde histórico de visitantes entre janeiro e agosto de 2025. Dados divulgados nesta quarta-feira (03) pelo Ministério do Turismo e pela Embratur mostram que o estado recebeu mais de 1,4 milhão de turistas no período — um crescimento de 53,6% em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando foram registrados 959 mil visitantes.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o número já se aproxima do total de turistas recebidos em todo o ano passado.
“Já estamos, também, muito próximos do total de turistas que chegaram nos 12 meses de 2024 no Rio. Mudamos de patamar, e hoje o turismo é a indústria sustentável que gera emprego não apenas no Rio, mas em todo o país”, destaca Freixo.
A alta acompanha a tendência nacional: de janeiro a agosto, mais de 6,5 milhões de estrangeiros desembarcaram no Brasil, representando um aumento de 46,6% em relação ao ano anterior.
O resultado supera inclusive os índices registrados durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. A expectativa da Embratur é de que o país ultrapasse a marca de 7 milhões de turistas ainda no terceiro trimestre de 2025.