O Rio de Janeiro inicia novembro com 1.330 vagas de emprego abertas, segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE). O destaque vai para o varejo, que soma 321 postos de atendente, operador e fiscal de loja em diferentes bairros — um reflexo da preparação para a Black Friday. A lista foi atualizada nesta segunda-feira (3).
Entre as oportunidades, há 98 para operador(a) de telemarketing, 40 para doméstica, 30 para ajudante de carga e descarga, 30 para motorista de caminhão, 20 para farmacêutico e 10 para sinalizador de trânsito. Para pessoas com deficiência (PCD), são 91 vagas, incluindo funções de atendente, auxiliar de serviços gerais e recepcionista.
O secretário de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, afirmou que a tendência é de aumento nas contratações. “De janeiro a setembro, foram gerados 38.993 novos empregos com carteira assinada na cidade, como mostrou o Observatório do Trabalho Carioca. A expectativa é de avanço nos dois últimos meses, impulsionados pelos grandes eventos e pelas festas de fim de ano”, destacou.
A SMTE recebe as vagas das empresas e realiza o cruzamento de perfis antes de encaminhar candidatos. As seleções podem ocorrer por envio de currículo, link de inscrição ou entrevista presencial.
O cadastro pode ser feito online no banco de oportunidades da SMTE. Quem não tiver acesso à internet pode procurar uma das Centrais do Trabalhador, abertas de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas unidades do Centro, Campo Grande, Engenho Novo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Santa Cruz e Tijuca. É necessário levar RG, CPF, PIS e currículo.
Para pessoas com deficiência, há a opção de envio de currículo para o e-mail vagaspcd.smte@gmail.com ou atendimento no CIAD (Av. Presidente Vargas, 1.997). Empresas interessadas podem cadastrar suas vagas gratuitamente no sistema da SMTE.
As oportunidades estão distribuídas por todas as subprefeituras da cidade, abrangendo áreas como comércio, serviços, construção civil e estágios em diferentes níveis de formação.






