Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Canudo que detecta metanol em bebidas pode custar R$ 2
Saúde
Canudo que detecta metanol em bebidas pode custar R$ 2
Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Catumbi
Estado
Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Catumbi
Zubeldía perde Freytes e prepara mudanças no Fluminense para enfrentar o Internacional
Fluminense
Zubeldía perde Freytes e prepara mudanças no Fluminense para enfrentar o Internacional
Deputados aprovam pena de até 30 anos para ataques a cidades
Brasil
Deputados aprovam pena de até 30 anos para ataques a cidades
Lula é criticado por liberar exploração de petróleo às vésperas da COP30
Política
Lula é criticado por liberar exploração de petróleo às vésperas da COP30
Casos de idosos desaparecidos no Rio atingem maior número em 10 anos
Estado
Casos de idosos desaparecidos no Rio atingem maior número em 10 anos
Corrida e caminhada marcam o Outubro Rosa em Arraial do Cabo
Costa do Sol
Corrida e caminhada marcam o Outubro Rosa em Arraial do Cabo

Rio Ocean Week promove sustentabilidade e cultura oceânica da América Latina

Serão 5 dias de programação gratuita no Museu do Amanhã unem ciência, cultura, educação ambiental e mobilização social em defesa do oceano

Siga-nos no

reprodução

De 22 a 26 de outubro de 2025, o Museu do Amanhã será palco da primeira edição da Rio Ocean Week, o maior movimento de sustentabilidade e cultura oceânica da América Latina. Conhecida como a “semana do mar”, a Ocean Week é uma iniciativa brasileira idealizada pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a MídiaMar Comunicação, e une ciência, arte, cultura, educação e mobilização social em prol da sustentabilidade marinha. Cursos de arte online

Durante cinco dias, o público terá acesso gratuito a mais de 30 painéis e atividades, com 60 palestrantes nacionais e internacionais e a participação de mais de 30 instituições de conservação marinha e institutos de pesquisa.

Entre os nomes confirmados estão a vice-prefeita de Niterói (RJ) e medalhista olímpica Isabel Swan, o educador ambiental Adeimantus Carlos da Silva, a articuladora da Redes da Maré Lorena Froz, o cantor Lenine e o ativista internacional Paul Watson. Já entre as instituições, participam Marinha do Brasil, Sea Shepherd Brasil, Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo e Projeto Marulho, entre outras.

A programação é aberta a todos os públicos — pesquisadores, estudantes, gestores públicos, empresas, empreendedores, famílias e amantes do mar — e inclui painéis, oficinas, experiências interativas, cinema, shows musicais, exposições, lançamento de livros e a visitação a navios oceanográficos.

A realização do evento no Rio de Janeiro marca a expansão da iniciativa para a segunda maior cidade do país, fortalecendo o movimento iniciado em São Paulo. A Rio Ocean Week faz parte da programação oficial da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030). O evento é patrocinado pela Repsol Sinopec Brasil, Instituto Aegea, EcoRodovias, Wilson Sons e Bunker One.

Destaques da programação

De debates a experiências culturais, o evento reúne atrações para diferentes idades e interesses. A seguir, alguns dos principais destaques da programação:

Cais do Porto

Na porta de entrada da Rio Ocean Week, o público será recebido no Cais do Porto — um espaço expositivo que reúne 30 instituições de pesquisa e conservação marinha selecionadas por seus projetos, ideias e trajetórias.

Quando: 22 a 26/10, das 9h às 18h

Exibição do filme “Oceano”, de David AttenboroughServiços de streaming de filmes online

Após o filme, será realizado um debate com especialistas em meio ambiente e conservação marinha.

Quando: Quinta-feira, 23/10, 19h, no auditório do Museu do Amanhã

Exibição do documentário “Quanto Vale o Azul?”

Após estrear na 3ª Conferência do Oceano da ONU, na França, o filme sobre Economia Azul será exibido pela primeira vez no Brasil.

Quando: Sexta-feira, 24/10, às 19h, no auditório do Museu do Amanhã

Participação de Paul Watson, da Sea Shepherd

Fundador da Sea Shepherd é um dos maiores ícones do ativismo ambiental global, conhecido como o “pirata dos oceanos”. Reconhecido pela revista Time como um dos 20 maiores ambientalistas do mundo, Watson encerra a programação oficial da Rio Ocean Week. Após a exibição do documentário Watson, participará de um debate sobre as principais ameaças aos oceanos.

Quando: Domingo, 26/10, 19h, no auditório do Museu do Amanhã

Visitação a navios oceanográficos

Uma das grandes atrações do evento será a visitação a navios de pesquisa. Durante a Rio Ocean Week, duas embarcações estarão abertas ao público, transformando-se em espaços de aprendizado e aproximação com o conhecimento científico sobre os oceanos.Coisas para fazer perto do Rio de Janeiro

• Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil: realiza levantamentos hidrográficos, oceanográficos, geodésicos, meteorológicos e serviços de sinalização náutica.

• Navio Oceanográfico Professor Luiz Carlos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): voltado ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Quando: 22 a 26/10, das 9h às 18h, no Píer do Museu do Amanhã. Visitação por ordem de chegada, limitada à lotação das embarcações.

Programação Geral

Talkshow de abertura com Lenine

O músico participa da abertura do evento, ao lado de nomes como Alexandre Turra, Isabel Swan, Adeimantus Carlos da Silva e Lorena Froz.

Quando: 22/10, às 19h, no Auditório do Museu do Amanhã

Ideias Azuis – Caminhos para um oceano sustentável

Série de 12 painéis com 36 especialistas, divididos em três eixos:
• Futuro Sustentável para o Oceano
• Economia Azul – Perspectivas e Oportunidades
• O Oceano na COP30
Quando: 22 a 24/10, das 9h às 18h

Gente do Mar – Conversas com água salgada nas veias

Série de 8 videocasts com grandes nomes do mundo náutico, abordando esporte, lazer, aventura e sustentabilidade.

Quando: 25 e 26/10, das 9h às 18h

Esquenta COP

Plenária com painéis abordando as expectativas e recomendações da sociedade civil, poder público, iniciativa privada, ambientalistas e pesquisadores para a COP30

Quando: Sexta-feira, 24/10, das 14h às 18h

Festival de Cinema

Cinema Comentado: sessões de quarta a sexta-feira com trechos de documentários comentados por especialistas em oceanografia e biologia marinha.

Quando: 22 a 24/10, das 9h às 18h, e 25 a 26/10, das 14h às 18h

Manifesto pelo Futuro do Oceano

O Manifesto pelo Futuro do Oceano, iniciativa da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano (USP), da Rio Ocean Week e da São Paulo Ocean Week, será entregue aos delegados da COP30. O documento pode ser assinado na plataforma Avaaz.

Serviço

Rio Ocean Week 2025 – A semana do mar do Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Quando: 22 a 26 de outubro de 2025, das 9h às 21h

Onde: Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
Mais informações: www.riooceanweek.com.br

Sobre a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano

Criada em 2018, a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano está vinculada aos Instituto Oceanográfico (IO) e de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), sendo fruto de um convênio entre a USP e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Sua missão é fortalecer a cultura oceânica e mobilizar a sociedade para a construção de um oceano limpo, saudável, resiliente, previsível, seguro, acessível, produtivo e inspirador.