A cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento de 27,92% no atendimento de casos que considera relacionados ao calor no último final de semana. A maior parte dos atendimentos em UPAs ocorreu nas zonas Oeste e Sudoeste.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 9 a 11 de janeiro, a rede de urgência e emergência da prefeitura atendeu 1.734 ocorrências de pessoas que, principalmente, apresentavam os sintomas de tontura, vertigem, fraqueza e desmaio.
O aumento registrado nos atendimentos é em comparação com a média dos anos anteriores.
O Rio está no Calor 3, terceiro nível de cinco de Protocolo de Calor definido pelo Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio). Esse estágio é identificado quando as temperaturas variam entre 36°C e 40°C, com previsão de persistência ou aumento por, pelo menos, três dias seguidos.
Nesta segunda (12), a cidade bateu 40,8°C e registrou o dia mais quente do verão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O registro foi feito na Vila Militar, na Zona Oeste.
As Unidades de Pronto Atendimento que concentraram o maior número de atendimentos foram as UPAs de Vila Kennedy, Sepetiba e Cidade de Deus, nas zonas Oeste e Sudoeste do Rio.
De acordo com os dados do município, a UPA da Vila Kennedy também está entre as unidades de saúde que registraram os maiores crescimentos no número de atendimento em comparação com a média dos anos anteriores. Além dela, foram registrados aumentos no Hospital do Andaraí e no CER Centro.






