O Rio de Janeiro se transforma nesta semana em palco central das discussões climáticas globais. De segunda (3) a quarta-feira (5), a cidade recebe uma série de encontros internacionais que antecedem a COP30, marcada para ocorrer em Belém (PA) de 6 a 21 de novembro.
Entre os destaques estão o Fórum de Líderes Locais da COP30, a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e o Earthshot Prize — prêmio criado pelo príncipe William e considerado o “Oscar da Sustentabilidade”. A realização dos eventos provocará alterações no trânsito, principalmente no Centro e na Zona Sul.
O Fórum de Líderes Locais, sediado no Museu de Arte Moderna (MAM), reúne mais de 300 prefeitos, autoridades e especialistas para debater soluções climáticas e o papel das cidades na redução dos impactos ambientais. Ao final, será entregue à presidência da COP30 um documento com propostas sustentáveis.
A Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que abre oficialmente o fórum nesta segunda e terça-feira, reúne representantes de quase 100 cidades da rede global, além de líderes empresariais, filantropos e organizações da sociedade civil, definindo as prioridades climáticas para o próximo ano.
Na quarta-feira, o destaque será o Earthshot Prize, realizado no Museu do Amanhã. Pela primeira vez na América Latina, o evento premiará 15 soluções inovadoras para o meio ambiente e marcará a primeira visita oficial do príncipe William ao Brasil. O país teve 232 projetos inscritos nesta edição.
A programação inclui ainda a Cúpula Global de Estados e Regiões, o Diálogo Político de Alto Nível da CHAMP, o Fórum Cidades da Amazônia, o evento Local Leaders Awards 2025 (da Bloomberg), a Cúpula de Ação Climática Local, o encontro “America is All In”, o evento X – The Moonshot Factory e os Diálogos Locais Rio25.






