Após mais de duas semanas marcadas por pancadas de chuva e céu carregado, o tempo começa a mudar no Rio de Janeiro. A partir desta sexta-feira (13), primeiro dia oficial do Carnaval, o sol volta a aparecer com mais frequência, trazendo temperaturas elevadas e tempo firme para os foliões.
Nesta quinta-feira (12), o cenário ainda é de instabilidade. Há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde, em função do calor e da alta umidade. O céu permanece predominantemente nublado, e a temperatura máxima prevista é de 36°C.
Às 10h50, a cidade entrou no segundo nível do Protocolo de Calor (Calor 2). Esse estágio é caracterizado por índices de calor acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos, durante pelo menos quatro horas, considerando a combinação entre temperatura e umidade.
De acordo com o sistema Alerta Rio, entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16), o município terá predomínio de céu parcialmente nublado, sem previsão de chuva. A condição climática deve favorecer a programação de blocos de rua e desfiles.
Os ventos devem variar entre fracos e moderados. Apesar da manutenção do calor, os meteorologistas apontam uma leve queda nas temperaturas ao longo dos dias. Para sexta-feira, a previsão é de máxima de 38°C e mínima de 19°C. No sábado (14), os termômetros devem oscilar entre 21°C e 38°C. No domingo (15), entre 21°C e 36°C. Já na segunda-feira (16), a variação prevista é de 20°C a 35°C.
Impactos do temporal
A forte chuva que atingiu a cidade na noite de quarta-feira (11) causou transtornos em diferentes regiões. No Vidigal, na Zona Sul, motos foram arrastadas por uma enxurrada. Além disso, cinco árvores caíram e foram registrados 16 bolsões d’água em vários pontos da cidade.
Segundo o Alerta Rio, entre 19h de quarta e 6h de quinta, os maiores acumulados foram registrados na Rocinha (52,4 mm), Vidigal (45,2 mm), Alto da Boa Vista (36,2 mm), Grota Funda (34,4 mm) e Bangu (29,2 mm).






