Depois de uma sequência de dias de calor intenso, com sensação térmica elevada e instabilidades típicas do verão, o Rio de Janeiro deve começar a sentir uma mudança mais consistente no tempo nos próximos dias. A chegada de uma nova frente fria promete pancadas de chuva no fim de semana e queda gradual das temperaturas a partir do início da próxima semana.
Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema começa a se organizar ainda neste fim de semana, associado ao avanço de uma massa de ar frio que se forma no Sul do continente. Esse ar mais frio entra no Brasil pelo Sul no domingo (18/01) e avança ao longo da segunda-feira (19/01) pelo litoral, ganhando força ao atingir o Sudeste.
No estado do Rio, o sábado (17) e o domingo (18) ainda devem ser marcados por calor, mas com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde. As instabilidades podem ser localmente fortes, com raios e rajadas de vento, sobretudo no sul fluminense, na Costa Verde, na Região Serrana e em pontos do Grande Rio.
O cenário muda de forma mais clara na segunda-feira (19), quando a frente fria costeira se aproxima e amplia as áreas de chuva. De acordo com a meteorologista Flávia Rosso, esse será o período mais instável. “As chuvas serão fortes e abrangentes, atingindo todos os estados do Sudeste e trazendo tempestades localizadas”, alerta Flávia.
A partir de terça-feira (20), o Rio de Janeiro deve sentir com mais intensidade os efeitos do ar mais frio. As temperaturas diurnas ficam abaixo da média recente, com máximas mais comportadas, enquanto as madrugadas tendem a ser mais frescas, reduzindo a sensação de abafamento que predominou nas últimas semanas.
Apesar de não se tratar de uma frente fria extrema, a mudança será suficiente para quebrar o padrão de calor intenso. A previsão indica máximas mais próximas da casa dos 25 °C a 30 °C em grande parte do estado, dependendo da presença de nuvens e chuva, especialmente no litoral.
Com a combinação de calor pré-frontal e avanço do sistema, a orientação é de atenção para episódios de chuva forte em curto intervalo de tempo, que podem provocar alagamentos pontuais, transtornos no trânsito e impacto em áreas de encosta, principalmente durante o fim de semana e a segunda-feira.






