A Prefeitura do Rio, por meio da RioLuz, iniciou a Mega Operação Caça-Fios, pela Ilha do Governador. O objetivo é retirar cabos irregulares e em desuso dos postes da cidade, organizar a fiação aérea e melhorar a paisagem urbana, além de aumentar a segurança da população.
A operação especial será realizada semanalmente, sempre aos sábados, em vias com grande concentração de fiação e dificuldade de atendimento durante a semana. Cada edição contará com, no mínimo, quatro caminhões com cesto aéreo da RioLuz e dezenas de técnicos da companhia, atuando das 8h às 13h.
De acordo com o presidente da RioLuz, Rafael Thompson, a ação reforça o compromisso da companhia com a manutenção e a organização do espaço público:
“Nosso objetivo é garantir uma cidade mais segura, limpa e com um visual urbano mais harmonioso. Essa força-tarefa vai se repetir todos os sábados, atendendo as regiões com maior demanda de cabos irregulares.”
Durante a operação, são removidos fios abandonados por operadoras de telecomunicação e corrigidas instalações fora dos padrões técnicos. Na próxima semana, a ação será ampliada para outros bairros da cidade, seguindo o cronograma elaborado pela RioLuz.