O programa RJ para Todos, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, alcança um marco histórico: meio milhão de atendimentos realizados em todo o território fluminense. Para comemorar essa conquista, será promovida uma grande ação especial no dia 4 de outubro, a partir das 9h, na Quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel (Av. Brasil, 31.146).
A iniciativa vai reunir, em um só espaço, uma ampla gama de serviços gratuitos essenciais, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em garantir cidadania e facilitar o acesso da população a políticas públicas de qualidade.
No mutirão serão oferecidos pela Secretaria Estadual de Trabalho 1.088 vagas de empregos, das quais 250 para Pessoas com Deficiências. Entre as oportunidades para PCDs, há vagas para atendente de telemarketing, auxiliar administrativo, empacotador à mão e operador de caixa. Para outros públicos há empregos para mais de 40 profissões, entre eles auxiliar de limpeza, de produção e de escritório, churrasqueiro, pizzaiolo e sushiman, além de doméstica e babá.
Durante o evento, os participantes poderão emitir documentos (como identidade, e certidões), solicitar isenção para certidões, receber orientações jurídicas e sobre benefícios sociais, passar por atendimentos médicos e nutricionais, além de ter acesso a oportunidades de emprego e à emissão da Carteira de Trabalho Digital.
Outro destaque será a campanha RJ + Casamentos, que permitirá que casais realizem a habilitação para casamento civil gratuito ou se inscrevam para oficializar a união, de forma totalmente gratuita.
Criado para aproximar serviços públicos essenciais dos cidadãos, o RJ para Todos atua de forma itinerante, percorrendo diferentes regiões do estado e levando atendimentos fundamentais às comunidades. Entre os principais serviços oferecidos estão a emissão de documentos, certidões, orientação ao consumidor e sobre benefícios sociais, além de atendimentos de saúde e oportunidades no mercado de trabalho.
Com uma presença ativa e próxima das pessoas, o programa já impactou a vida de milhares de fluminenses, promovendo inclusão social, assegurando direitos e transformando realidades. A celebração dos 500 mil atendimentos é um marco que reforça o sucesso da iniciativa e o seu papel fundamental na construção de um Rio de Janeiro mais justo e acessível para todos.
No sábado, dia 4, as senhas começarão a ser distribuídas a partir das 9h da manhã até às 12h e a ação irá até as 15h.