O Governo do Rio de Janeiro lança, nesta terça-feira (07/10), um painel público informativo sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na aba ”MonitoraRJ”, e o objetivo é garantir a transparência das informações, contribuindo para ações de combate às fraudes. O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas em todo o território fluminense.
Na última segunda-feira (6/10), o Governo do RJ recebeu a primeira remessa de etanol farmacêutico, enviada pelo Ministério da Saúde. Em paralelo, a SES iniciou a compra do antídoto com o objetivo de manter um estoque e acelerar o início do tratamento de pacientes intoxicados.
A SES-RJ informou que recebeu a notificação de mais três casos suspeitos de intoxicação por metanol, nas cidades de Cantagalo, Cabo Frio e Volta Redonda. Os casos se somam ao de São Pedro da Aldeia, que segue em investigação laboratorial. Os pacientes são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ), e as autoridades de Segurança Pública já foram notificadas para iniciar as investigações.