Como parte das ações do Outubro Rosa, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu nesta segunda-feira (13/10) uma roda de conversa na Casa da Mulher do Centro. O encontro teve como foco o combate à violência doméstica e a construção de redes de apoio para mulheres.
Durante o evento, mulheres participaram de uma dinâmica sobre a história de força de suas famílias e compartilharam ensinamentos voltados à formação de uma sociedade livre de agressões físicas e psicológicas. Psicólogas e assistentes sociais da Casa da Mulher também participaram da atividade, contribuindo com orientações técnicas e acolhimento.
A assessora de eventos da Secretaria das Mulheres, Janaína Morgado, destacou a importância de envolver os homens no debate sobre violência de gênero.
“Não podemos normalizar falas e atitudes agressivas. Precisamos alcançar meninos e homens que ainda carregam a ideia de que agredir uma mulher é aceitável. Só assim mudamos a história das nossas filhas e da sociedade”, afirmou.
Ela também ressaltou o papel das mães na educação de filhos mais respeitosos e gentis com as mulheres.
“Devemos ensinar nossos filhos a praticar a gentileza. Atitudes hostis não podem ser vistas como normais”, completou.
Já Liliane Moreira, assistente da Secretaria de Agricultura e Pecuária, reforçou a importância da união feminina para enfrentar a violência:
“As mulheres unidas têm uma força enorme. Se começarmos esse trabalho dentro das nossas casas, com os que estão perto, colheremos frutos no futuro.”