Santa Teresa, no Centro do Rio, recebe entre os dias 25 de junho e 5 de julho a terceira edição do Festival de Inverno de Santa Teresa. O evento reúne bares, restaurantes, lojas, ateliês, hotéis e espaços culturais do bairro em uma programação especial voltada para gastronomia, música e turismo.
A iniciativa é promovida pela Associação do Polo Gastronômico, Turístico e Cultural de Santa Teresa, a AmeSanta. Durante o festival, os estabelecimentos participantes oferecem pratos, sobremesas e bebidas criadas especialmente para o período de inverno, além de atrações musicais e ações culturais.
Entre as opções do cardápio estão sopas, caldos e receitas típicas, como sopa de frutos do mar, cozido português e combinações de inverno com ingredientes variados. Alguns restaurantes também apostam em pratos sem glúten e harmonizações com bebidas especiais desenvolvidas para o evento.
A programação inclui ainda apresentações de DJs no Largo dos Guimarães, shows em bares e restaurantes e atividades em centros culturais do bairro. Espaços como museus, teatros e centros culturais também integram o circuito.
Além da gastronomia e da música, o festival conta com o Circuito Passaporte Cultural. A ação permite que visitantes coletem selos em estabelecimentos participantes e troquem por brindes durante os fins de semana do evento.
Lojas, ateliês e hotéis também fazem parte da programação, ampliando a experiência dos visitantes e incentivando a permanência no bairro durante o período do festival.
O evento conta com apoio de instituições públicas e privadas e tem como objetivo fortalecer o turismo, a economia criativa e a ocupação cultural de Santa Teresa durante o inverno.










