O Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, realizará no dia 20 uma programação especial em homenagem ao padroeiro da cidade, com 13 missas ao longo do dia, das 5h às 19h.
Às 16h, será realizada a tradicional procissão, que sairá da Basílica em direção à Catedral Metropolitana, no Centro do Rio.
“Estácio de Sá era devoto de São Sebastião e solicitou que a imagem fosse enviada de Portugal, além de determinar a construção de uma igreja em sua homenagem, onde seus restos mortais seriam guardados”, explica o pároco e reitor do santuário, Frei Adriano Borges de Lima.
Após suspensão durante a pandemia, este ano será novamente erguida a fita reverencial da imagem do santo, permitindo que os fiéis toquem e beijem a figura de São Sebastião.
“A devoção é muito intensa. Mesmo em janeiro, período de fortes chuvas, os fiéis participam das procissões sem arredar o pé”, ressalta Frei Adriano.
A imagem tradicional do santo mostra São Sebastião alvejado por flechas. Reza a lenda que, durante a batalha entre portugueses e franceses pelo controle do Rio, o santo teria surgido com espada em punho para proteger os lusitanos. Curiosamente, o fundador da cidade, Estácio de Sá, morreu devido a uma infecção causada por uma flechada no olho.
Serviço
Horários das missas: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
Local: Santuário Basílica de São Sebastião, Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca






