A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), órgão vinculado ao Governo do Distrito Federal (GDF), solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma avaliação médica especializada antes de eventual transferência ao Complexo Penitenciário da Papuda. O objetivo é verificar o quadro clínico e a compatibilidade do ex-presidente com as condições médicas e nutricionais disponíveis no sistema prisional.
O pedido foi formalizado em ofício encaminhado a Moraes na segunda-feira (3/11), em razão da proximidade do julgamento dos embargos de declaração na ação da trama golpista, previsto para começar nesta sexta-feira (7/11). A Seape destaca que o julgamento pode resultar na prisão de um ou mais réus, incluindo Bolsonaro.
No documento, a secretaria cita o histórico de cirurgias abdominais do ex-presidente e recorda que, durante a prisão domiciliar em outro processo, ele chegou a ser avaliado em casa para evitar deslocamentos de escolta médica emergencial. A pasta também relembra a internação de Bolsonaro no Hospital DF Star, em setembro, após um quadro de urgência.
Fontes do GDF afirmam que o estado de saúde do ex-presidente inspira cuidados, especialmente em relação à alimentação — atualmente supervisionada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — e ao acompanhamento médico contínuo.
Bolsonaro foi vítima de uma facada durante a campanha presidencial de 2018 e, desde então, passou por diversas cirurgias intestinais. Neste ano, foi diagnosticado com câncer de pele.






