A Prefeitura do Rio lança o projeto “Rio: Capital do Futebol Feminino”, com o objetivo de aumentar a oferta de locais de prática para meninas de 10 a 16 anos. O programa, que será iniciado em fevereiro de 2026, tem a meta de atender 500 jovens em 10 vilas olímpicas da cidade.
Em parceria com Duda Luizelli, ex-coordenadora das seleções femininas da CBF, o foco do projeto é social, educativo e formativo, buscando transformar vidas. O objetivo principal não é revelar talentos, mas dar oportunidade para que mais meninas joguem futebol.
“O objetivo não é formar uma grande atleta, mas dar oportunidade para que muitas meninas joguem futebol, algo que ainda lhes falta,” destaca Duda Luizelli.
Os treinos serão divididos nas categorias sub-12 e sub-16, com duração de 1h30, três vezes por semana. Além dos treinos, o calendário incluirá Mini Copas do Mundo e a participação de pioneiras do futebol feminino como madrinhas, resgatando a história da modalidade.
O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, planeja transformar o programa em política permanente, incentivando a modalidade e aproveitando a mobilização nacional da Copa do Mundo Feminina de 2027.






