No sábado, 18 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) realiza o Dia D de Vacinação em todo o estado, mobilizando pais e responsáveis para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha vai até 31 de outubro, com expectativa de atingir mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, oferecendo todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025.
Em Mangaratiba e Itaboraí, a SES-RJ utilizará unidades móveis para facilitar o acesso à imunização. As doses incluem vacinas contra poliomielite, Hepatite B, febre amarela, sarampo, HPV e outras 17 vacinas disponíveis, aplicadas gratuitamente nos postos e nas unidades móveis, das 8h às 17h, garantindo proteção ampla à população.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforça a importância da ação: “A vacina no braço é a garantia de imunização contra várias doenças e todas estão disponíveis de forma gratuita na rede SUS. É o compromisso com a vida, que faz toda a diferença”.
Nos últimos anos, a cobertura vacinal no estado apresentou crescimento, mas ainda há crianças e adolescentes não vacinados. O Dia D é uma oportunidade de alcançar esse público, com estratégias que combinam postos fixos e unidades móveis para ampliar a proteção contra doenças preveníveis.