A Seleção Brasileira Feminina terá compromissos de peso na penúltima Data Fifa do ano. Nesta sexta-feira, 26, a CBF confirmou o amistoso contra a Itália, marcado para o dia 28 de outubro, às 13h15 (de Brasília), no Stadio Ennio Tardini, em Parma. Três dias antes, em 25 de outubro, o Brasil encara a Inglaterra, atual campeã da Euro, no Etihad Stadium, em Manchester.
A lista de convocadas será anunciada pelo técnico Arthur Elias em 9 de outubro, diretamente da CBF em Miami. O treinador considera os jogos fundamentais na preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil.
Além disso, Arthur Elias destacou a força da adversária: “A Itália evoluiu muito, foi semifinalista da Euro e tem jogadoras técnicas e aguerridas. Será um confronto importante para nosso ciclo até 2027”, afirmou em entrevista ao site oficial da CBF.
Histórico contra a Itália
Portanto, o Brasil leva vantagem no retrospecto, com sete vitórias em sete confrontos. O mais recente foi em 2022, em amistoso em Gênova, quando Adriana marcou o gol da vitória por 1 a 0. Mas outros duelos marcantes foram na Copa de 2019, quando Marta fez história ao se tornar a maior artilheira da história dos Mundiais, e nos jogos do Torneio Internacional de Manaus, em 2016, que marcaram a despedida de Formiga.
Amistosos em 2025
A preparação da Seleção vem sendo intensa antes da Copa América e do ciclo até a Copa de 2027. Só neste ano, o Brasil já enfrentou adversários de peso, com resultados que mostram evolução:
-
EUA 2 x 0 Brasil
-
EUA 1 x 2 Brasil (Amanda Gutierres e Kerolin)
-
Brasil 3 x 1 Japão (Kerolin e Dudinha 2x)
-
Brasil 2 x 1 Japão (Jhonson e gol contra de Ishikawa)
-
França 3 x 2 Brasil (Kerolin e Luany)
Com esse calendário desafiador, a Seleção busca retomar o protagonismo no cenário internacional, já que não chega às quartas de final de uma Copa do Mundo desde 2011. Porém os amistosos de outubro serão mais um passo importante rumo ao Mundial em casa.
*Reportagem: Patricia Gonçalves/ Agência RTI Esporte