A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) atuou em mais de 30 desfiles de blocos de rua, incluindo dois megablocos, e no desfile das campeãs, na Marquês de Sapucaí, no último fim de semana de Carnaval no Rio. Mais de 900 agentes participaram das ações que tinham entre os principais objetivos a fiscalização de ambulantes, o combate ao estacionamento irregular e o acolhimento de moradores em situação de rua. As ações resultaram na apreensão de 600 garrafas de vidro e 41 facas e objetos perfurocortantes. Ao todo, 50 veículos foram removidos para depósitos públicos por estacionamento irregular.
As equipes iniciaram as ações por volta das 06h e acompanharam os blocos na concentração, trajeto e também na dispersão. As ações de ordenamento urbano e fiscalização do comércio ambulante irregular deram atenção especial à apreensão de garrafas de vidro, que são proibidas e podem causar acidentes. A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) realizou abordagens a quase mil vendedores ambulantes nos blocos de rua e no entorno da Marquês de Sapucaí. Somente no Sambódromo, mais de três mil ambulantes sem autorização foram proibidos de acessar o perímetro bloqueado. Os fiscais aplicaram 75 multas em ambulantes e foodtrucks autorizados por inconformidades. As apreensões somaram 600 garrafas de vidro, 15 botijões de gás, 19 carrinhos de carga, entre outras centenas itens.
A Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) abordou 485 pessoas em situação de rua, com seis indivíduos aceitando o acolhimento municipal. As equipes checaram os antecedentes criminais de 79 abordados e duas pessoas foram conduzidas para delegacias policiais. Mais de quatro toneladas de acúmulos de materiais foram descartadas. Durante a operação, 41 facas ou objetos perfurocortantes foram apreendidos.
Durante todo o Carnaval, equipes da SEOP estiveram presentes em todos os blocos de rua também com o olhar de fiscalização de publicidade irregular. Entre os dias 17/01 e 22/02, apenas empresas patrocinadoras do Carnaval de Rua poderiam expor suas marcas em blocos. Ao todo, 25 multas de aproximadamente R$ 10 mil foram aplicadas em grandes empresas que desrespeitaram regras e distribuíram brindes para foliões com suas marcas. Apesar disso, a quantidade de ações conhecidas como ‘marketing de emboscada’ foi menor em 2026 quando comparado com 2025.
“Podemos afirmar que a quantidade dessas ações de publicidade irregular foi infinitamente menor em 2026. Ano passado tivemos mais de 100 multas. Isso mostra que as empresas estão respeitando mais o regramento e o Carnaval de Rua da cidade. Quem quiser expor a sua marca, precisa ser patrocinadora oficial”, destaca o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
As equipes de fiscalização de vans multaram dois veículos e removeram uma outra para depósito público por mau estado de conservação da van. Apenas a SEOP removeu 50 veículos para depósitos públicos por estacionamento irregular. A pasta ainda aplicou aproximadamente 200 multas de trânsito.






