A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realizou, na manhã desta quarta-feira (10/09), uma operação na Rua Leopoldo Bulhões, em Manguinhos, para a remoção de estruturas de lava-jatos clandestinos que atuavam na via e a remoção de residências precárias construídas sob a linha ferroviária. A operação foi iniciada por volta das 06h30 e demoliu 11 estruturas de lava-jatos, além de aproximadamente 80 construções erguidas no passeio público, sendo a maior parte em madeiras e lonas. As equipes ainda retiraram barricadas de dois pontos na região. A ação liberou uma área de 300m² na calçada. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) apoiou a ação municipal.
Além da PMERJ, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), também participaram da ação a Subprefeitura da Zona Norte – com a presença do subprefeito Douglas Araújo –, Comlurb, Guarda Municipal e a Secretaria de Assistência Social (SMAS), que ofereceu serviços socioassistenciais e acolhimento institucional. Duas pessoas aceitaram o acolhimento. As concessionárias Light e Águas do Rio também enviaram equipes. A operação teve como objetivo combater o uso ordenado e ilegal do espaço público. Por isso, foi realizado um mapeamento prévio da região. A Comlurb contabilizou 30 toneladas de lixo retiradas da área.
“A SEOP recebe pedidos frequentes para realizar ações na região de Manguinhos. Além de ocupar faixas de rolamento da via, os lava-jatos não contam com qualquer autorização municipal. Vamos intensificar as ações na região”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Durante a chegada dos agentes municipais, alguns moradores das residências precárias atearam fogo em algumas estruturas. As chamas foram logo controladas pelo Corpo de Bombeiros e a operação teve continuidade. As equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI), também da SEOP, apreenderam 16 objetos perfurocortantes no local.
Polícia Militar auxilia a ação municipal
A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), por meio da 15ª UPP/22º BPM (Manguinhos), apoiou a operação de remoção de construções irregulares na Rua Leopoldo Bulhões, em Benfica, com o emprego de aproximadamente 50 militares, além do suporte do Grupamento de Intervenção Tática e um de um veículo blindado para garantir condições de segurança aos profissionais envolvidos.