A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realiza, nesta quarta-feira (21/01), a demolição de um deque construído de maneira irregular na Alameda Dalton Barreto n° 2, Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio. A estrutura de madeira, com aproximadamente 40 m², foi erguida sem qualquer autorização da Prefeitura do Rio ou da Marinha do Brasil.
Os agentes chegaram ao local por volta das 6h. A estrutura já vinha sendo utilizada como acréscimo do restaurante Briza da Gigóia, impossibilitando acesso direto a embarcações, já que ao lado existe um deck regularizado. Engenheiros da Prefeitura do Rio estimam um prejuízo de R$ 48 mil aos responsáveis pela obra ilegal. A ação foi motivada por denúncias de cidadãos e moradores junto ao 1746 da prefeitura.
“Todo cidadão precisa respeitar as regras de ordenamento urbano do Rio. Não há licença válida para esse tipo de construção naquele local. Além disso, a estrutura estava prejudicando outros estabelecimentos devidamente regularizados”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.
O proprietário chegou a ser notificado, mas não providenciou a retirada da estrutura. Aproximadamente 20 agentes da prefeitura participam da ação.






