O STF retoma, nesta terça-feira (09/09), o julgamento da ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela suposta trama golpista que teria sido colocada em curso após as eleições de 2022.
Já pela manhã, o ministro relator da ação penal, Alexandre de Moraes, apresenta seu voto, respondendo aos questionamentos e alegações das defesas e da acusação, além de decidir se condena ou absolve cada um dos réus em cada crime.
A expectativa é de que o voto do ministro tome conta de toda a sessão marcada para a manhã, entre 9h e 12h. Durante a tarde, quando for retomado o julgamento na Primeira Turma, Flávio Dino deve apresentar seu voto.
A sequência dos votos será: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin (presidente da Primeira Turma).
Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
Nos dois primeiros dias de julgamento, foram ouvidas as sustentações das defesas dos réus, enquanto Paulo Gonet, procurador-geral da República, defendeu o pedido para a condenação dos acusados.