A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) anunciou que a SuperVia vai implementar uma nova grade de viagens nos ramais Belford Roxo e Saracuruna a partir de 3 de fevereiro. A mudança vale nos horários de pico da manhã (6h às 8h) e da tarde (17h às 19h) e, segundo o governo, é resultado de melhorias de manutenção e de ações viabilizadas com um aporte de R$ 160 milhões desde o acordo de transição do operador do sistema.
No ramal Belford Roxo, durante o pico, o intervalo médio entre trens cai de 23 para 15 minutos em todas as estações. Já no ramal Saracuruna, os passageiros ganham uma faixa extra de operação com intervalo de 12 minutos entre Gramacho e Central do Brasil: das 5h45 às 6h45. Hoje, esse intervalo mais curto vale apenas das 6h às 7h.
A alteração, segundo a Setram, foi aprovada pela Agetransp, agência reguladora responsável por acompanhar a concessão.
A secretária Priscila Sakalem disse que a meta é tornar o serviço mais eficiente. “A redução dos intervalos e do tempo de viagem no ramal é resultado de um esforço contínuo do Governo do Estado para oferecer um transporte mais eficiente, confiável e digno para a população”, afirmou. “Esse investimento representa ganho de tempo no dia a dia do passageiro e mais qualidade de vida”, completou.
A SuperVia afirma que vai monitorar diariamente a execução da nova grade para fazer ajustes, se necessário. A concessionária também condiciona a operação plena à ausência de interferências externas, citando vandalismo de equipamentos e outros fatores que prejudicam o serviço.
O diretor de Operações e Manutenção da SuperVia, Uascar Carvalho, afirmou que o usuário deve sentir redução no tempo de deslocamento. “O passageiro vai perceber que as viagens no ramal Belford Roxo terão uma redução de até 5 minutos no tempo total da viagem”, disse. Ele também afirmou: “Conseguimos ampliar de 66 para 76 o número de viagens diárias nesse ramal”.
Os usuários podem consultar a programação na ferramenta “Planeje sua Viagem”, no aplicativo da SuperVia, ou pelo telefone 0800 726 9494.
Mais mudanças no sistema
Segundo a Setram, desde agosto usuários dos ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz já tiveram redução acumulada de tempo de viagem, somando 25 minutos a menos em alguns trajetos. Entre as melhorias citadas estão troca de cabos de cobre por alumínio para reduzir furtos, reintegração de trens que estavam em manutenção e medidas com tecnologia antivandalismo.






