A SuperVia vai colocar em prática, a partir da próxima terça-feira (12/08), uma nova grade de viagens nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. As mudanças vão ocorrer nos horários de pico e foram aprovadas pela Agetransp com base em estudos de demanda, além de integrarem ações de manutenção e investimentos realizados pela concessionária. A reestruturação também é resultado do aporte financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), previsto no acordo de transição assinado em dezembro de 2024.
No ramal Japeri, o pico da manhã (5h às 8h) terá intervalos menores. No trecho entre Nova Iguaçu e Central do Brasil, o intervalo médio dos trens expressos cai de 10 para 6 minutos. Já entre Japeri e Nova Iguaçu, o tempo entre composições passa de 20 para 15 minutos.
No ramal Saracuruna, os trens que circulam entre Gramacho e Central do Brasil terão intervalos reduzidos de 15 para 12 minutos tanto no pico da manhã (5h às 8h) quanto no da tarde (16h às 20h). O trajeto também ficará mais rápido: a previsão é de redução de até cinco minutos no tempo total de viagem, segundo a gerente de Engenharia e Planejamento Operacional da SuperVia, Julia Neves. “A expectativa é de que o passageiro perceba a diferença já nas primeiras viagens, resultado de um intenso trabalho de manutenção e inspeção ao longo da via”, afirmou.
No ramal Santa Cruz, durante o pico da manhã, o trecho entre Campo Grande e Central do Brasil terá intervalos médios reduzidos de 10 para 9 minutos. Entre Santa Cruz e Campo Grande, a redução será de 20 para 18 minutos. O tempo total até a Central também será encurtado em cinco minutos.
A concessionária ressalta que a nova programação será cumprida integralmente desde que não ocorram incidentes externos, como furtos de cabos ou vandalismo, que possam comprometer a operação.
Os passageiros podem conferir a grade atualizada no aplicativo da SuperVia, por meio da ferramenta “Planeje sua Viagem”, ou pelo telefone da Central de Atendimento: 0800 726 9494.