Os indicadores de desempenho e permanência dos estudantes do ensino médio da rede pública brasileira registraram melhora expressiva nos últimos três anos. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a taxa de reprovação caiu 62% entre 2022 e 2025.
O levantamento também aponta avanços em outros indicadores da educação básica. No mesmo período, a taxa de abandono escolar foi reduzida em 61%, a distorção entre idade e série diminuiu 28% e a aprovação dos estudantes aumentou 11%.
Segundo o Inep, os resultados demonstram uma evolução consistente no ensino médio da rede pública, refletindo melhorias tanto na permanência dos alunos quanto no fluxo escolar e na conclusão das etapas de ensino.
Pela primeira vez, o Censo Escolar também apresentou um indicador específico para medir a taxa de não retorno dos estudantes ao ensino médio entre um ano letivo e outro. Os dados mostram que esse índice recuou 28% no período analisado.
De acordo com o instituto, se o percentual de não retorno registrado em 2022 tivesse sido mantido, o país teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.
Para o Inep, os números reforçam a tendência de redução da evasão escolar e ajudam a explicar o crescimento das matrículas observado nos últimos anos, indicando maior permanência dos jovens na escola.










