O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que áreas de 15 estados — incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul — têm previsão de tempestades intensas neste domingo (16), com chuva forte, rajadas que podem superar os 100 km/h, queda de granizo e alto número de trovoadas.
Segundo o órgão, a frente fria intensa está associada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata.
A instabilidade, de rápido deslocamento, também pode avançar para regiões do Centro-Oeste e Sudeste entre domingo e segunda-feira (17).
O risco inclui ainda fenômenos localizados como tornados e correntes de vento (downbursts), principalmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, e sul do Mato Grosso do Sul.
O avanço do sistema deve começar na madrugada de domingo, quando a frente fria ingressa pelo Rio Grande do Sul. A partir da manhã e ao longo da tarde, as tempestades tendem a se espalhar para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
No decorrer da noite de domingo e ao longo de segunda-feira, a instabilidade pode atingir áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, com possibilidade de chuva forte e rajadas de vento também nesses estados.
Já a região centro-sul do país está sob alerta laranja de tempestade. São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devem ter precipitações entre 30 a 60 mm/h e ventos que também devem ficar entre 60 km/h a 100 km/h.
Cidades que podem ser mais atingidas:
Sul: Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Chapecó, Joinville, Florianópolis, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba.
Centro-Oeste: Dourados, Ponta Porã, Campo Grande e municípios do sul de Mato Grosso do Sul.
Sudeste (a partir da noite de domingo): cidades do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas, além de áreas do Rio de Janeiro.






