Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a província de Balikesir, no noroeste da Turquia, neste domingo (10/8) e deixou uma pessoa de 81 anos morta. Segundo o ministro do Interior do país, Ali Yerlikaya, o homem foi resgatado dos escombros por equipes de emergência. Por ora, as operações de buscas e resgates foram concluídas e não há outros sinais de danos graves ou mais vítimas.
De acordo com informações da Reuters, 29 pessoas ficaram feridas e 16 prédios desabaram. A autoridade de gestão de desastres da Turquia informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 11km.
No X (ex-Twitter), o presidente do país turco, Recep Tayyip Erdoğan, desejou melhoras aos que foram afetados pelo terremoto em Balıkesir e que também foi sentido em outras províncias regionais.
“Desde o início, todas as instituições relevantes tomaram medidas e estão tomando as medidas necessárias. Estamos monitorando de perto esses esforços. Que Deus proteja nosso país de todos os tipos de desastres”, escreveu.
Em junho deste ano, um terremoto de magnitude 5.8 atingiu a cidade de Marmaris, em Muğla, e deixou um adolescente de 14 anos morto. Não houve danos às estruturas, embora o tremor tenha sido em províncias vizinhas.