A cidade do Rio de Janeiro terá interdições pontuais no trânsito durante a primeira semana de novembro devido a uma série de eventos internacionais voltados à agenda climática e tecnológica.
Entre os dias 1º e 7, a cidade receberá reuniões de prefeitos, debates públicos e a cerimônia do Earthshot Prize, que contará com a presença do Príncipe William, herdeiro do trono britânico.
Os encontros fazem parte da pré-COP30, etapa preparatória para a conferência do clima que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro.
De acordo com a prefeitura, algumas vias terão interdições temporárias, mas o impacto no trânsito deve ser menor do que em eventos anteriores, como as reuniões do G20 e dos Brics
A CET-Rio vai fazer interdições temporárias em diferentes pontos da cidade para a passagem de comboios de representantes internacionais, principalmente em vias próximas aos eventos no Centro e a hotéis na Zona Sul.
O perímetro ao redor do Museu de Arte Moderna (MAM) estará interditado até as 6h de quinta (6). Uma passarela de pedestres será de uso exclusivo de quem for participar do fórum, com embarque e desembarque pela Avenida Beira-Mar. A Rua Jardel Jércolis ficará interditada nos dias 3, 4 e 5 de novembro.
Entre os dias 4 e 5, os acessos à Avenida Rodrigues Alves serão limitados, tanto pela Av. Barão de Tefé quanto pelo Museu de Arte do Rio.
Na quarta (5), das 14h às 22h, os acessos serão limitados na Praça Mauá pela via de serviço ao lado da Marinha.
VLT
Na quarta, o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será normal, mas os trens não vão realizar parada para embarque e desembarque nas estações Parada dos Navios e Parada dos Museus, nos dois sentidos das 11h às 12h. As demais linhas não terão alterações.






