Um trem do ramal Belford Roxo descarrilou nas proximidades da estação Mercadão de Madureira, na Zona Norte, no início da tarde desta segunda-feira (06/10). De acordo com a Supervia, ninguém ficou ferido e o furto de peças pode ter sido a causa do ocorrido. Por conta disso, a circulação chegou a ser suspensa num trecho de 14 estações. Segundo a última atualização, as composições do ramal estão circulando entre a Central do Brasil e o Mercadão de Madureira, assim como entre a Pavuna e Belford Roxo.
As estações Rocha Miranda, Honório Gurgel, Barros Filho e Costa Barros, por outro lado, estão sem circulação de trens. Técnicos da Supervia fazem os reparos necessários para reestabelecimento do serviço.
Uma estrutura da rede aérea chegou a cair sobre o trem após o descarrilamento. Passageiros desembarcaram na linha férrea e alguns chegaram a pular o muro, para acessar a rua, conforme mostram imagens compartilhadas nas redes sociais.
A Supervia investiga se o furto de 72 placas de fixação, peças presas com pinos ou parafusos para garantir que os trilhos permaneçam alinhados, foi a causa do descarrilamento. Técnicos da concessionária estiveram no local e constataram o vandalismo. Segundo a empresa, o caso será registrado na 29ª DP (Madureira).