Um terremoto de magnitude 4,3 atingiu São Francisco, no oeste dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (22/09). O tremor foi sentido por mais de 22 mil habitantes na Califórnia, segundo Serviço de Geologia americano (USGS, na sigla em inglês), e não deixou feridos.
De acordo com o USGS, o tremor ocorreu pouco antes das 3h no horário local (7h em Brasília) e teve epicentro na cidade de Berkeley, na costa oeste da baía de São Francisco.
O terremoto teve profundidade de 7,8 km, considerada próxima à superfície —quanto menor a profundidade, mais forte o tremor é sentido.
Moradores relataram pelas redes sociais que chegaram a ser acordados pelo terremoto, mas até o momento não há registros de feridos nem de danos significativos.
O epicentro ocorreu a poucos quarteirões da Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), uma das mais renomadas instituições públicas de ensino superior dos Estados Unidos.
O Corpo de Bombeiros de São Francisco informou que não houve relatos de danos significativos. O prefeito de San Francisco, Dan Lurie, disse nas redes sociais que equipes de emergência estão avaliando os impactos do tremor na cidade.
As autoridades locais seguem monitorando a situação, mas, segundo o USGS, não há risco de tremores secundários de grande impacto.






