Prainha, Praia da Reserva e Grumari, no Rio de Janeiro, e a Praia do Sossego, em Niterói, foram premiadas com a Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. O selo internacional certifica praias, marinas e embarcações que atendem a 38 critérios ambientais, como qualidade da água, segurança e educação ambiental.
No estado do Rio, outras 14 praias e uma marina também podem exibir a Bandeira Azul nesta temporada. A premiação, definida em reunião da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) em Copenhague, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade costeira.
Segundo Bernardo Rossi, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o reconhecimento valoriza a promoção de lazer de qualidade e fortalece o turismo local, ao mesmo tempo em que protege o patrimônio natural do estado.
A certificação é considerada um legado que alia conservação ambiental e benefício econômico, destacando a importância do equilíbrio entre preservação e uso responsável das praias e marinas fluminenses.






