O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que foi presenteado com a medalha do Prêmio Nobel da Paz pela líder da oposição venezuelana María Corina Machado. Os dois se encontraram na Casa Branca nesta quinta-feira (15).
“Ela é uma mulher extraordinária, que passou por muita coisa. María me presenteou com o Prêmio Nobel da Paz dela pelo trabalho que realizei. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo”, publicou Trump em uma rede social.
Mais cedo, Machado afirmou que havia oferecido a Trump a medalha recebida no fim de 2025, em Oslo. Dias antes, ela disse em entrevista que entregar o prêmio ao presidente norte-americano seria um gesto de gratidão do povo venezuelano pela prisão de Nicolás Maduro.
Pouco depois, o Instituto Nobel da Noruega declarou que o Prêmio Nobel da Paz não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.
Em comunicado, o instituto afirmou que a decisão de conceder um Prêmio Nobel é definitiva e permanente, conforme os estatutos da Fundação Nobel, que não preveem recursos.
A organização também ressaltou que os comitês responsáveis pela premiação não comentam ações ou declarações dos laureados após a entrega do prêmio.
“Uma vez anunciado, o Prêmio Nobel não pode ser revogado, compartilhado ou transferido para outros. A decisão é final e vale para sempre”, afirmaram o Comitê Nobel Norueguês e o Instituto Nobel Norueguês.






