Donald Trump, recebeu o recém-criado Prêmio Fifa pela Paz, pouco antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, a ser realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Apesar do futebol não fazer parte da lista de esportes mais conhecidos dos americanos, Trump tem intensificado os laços com a Fifa e parece disposto a usar o torneio como plataforma política no ano que vem.
A premiação foi criada no mês passado, e será destinada a pessoas que “realizaram ações excepcionais e extraordinárias pela paz”, e que “uniram pessoas ao redor do mundo”. Não foram divulgados detalhes sobre como e por quem o vencedor é escolhido.
Receber o Nobel da Paz é uma obsessão antiga de Trump, que o acompanha desde seu primeiro mandato, mas que ganhou força em seu retorno à Casa Branca, com o discurso de grande pacificador e uma longa de controversa lista de conflitos resolvidos: segundo ele, foram oito até hoje, incluindo uma guerra de 12 dias entre Israel e Irã, que terminou após bombardeios americanos contra instalações nucleares iranianas.






