O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele “quando quiser”.
Questionado sobre a tarifa de 50% aplicada contra produtos brasileiros, o republicano não deu detalhes, mas afirmou: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”.
Apesar da crítica, Trump disse que “ama o povo do Brasil” e evitou antecipar qualquer medida. “Vamos ver o que acontece”, afirmou.
Cerca de duas horas após a fala de Trump, o presidente Lula publicou em uma rede social que o Brasil “sempre esteve aberto ao diálogo”.
“Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu.
Fontes do Itamaraty avaliaram a declaração de Trump como um gesto e que as “peças estão se movimentando”. Por outro lado, ponderaram que uma ligação entre os dois presidentes requer muita preparação.
Interlocutores do Planalto afirmaram que Lula estava disposto a ligar para Trump, desde que fosse atendido pelo presidente americano.
Durante a semana, fontes do Planalto afirmaram que os canais com a Casa Branca estão fechados e que o governo enfrenta dificuldades para estabelecer uma ponte direta com o núcleo político do governo Trump.