A Unimed Ferj transferiu para a Unimed Leste Fluminense 20 mil clientes de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim e Tanguá, na Região Metropolitana do Rio. A migração aconteceu na última segunda-feira (dia 12).
A migração foi definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como parte das medidas propostas para conter a crise que atinge a Ferj. O órgão regulador determinou que a Ferj transferisse para outras operadoras do Sistema Unimed usuários que morem fora da cidade do Rio e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde a operadora atua.
Segundo a Leste Fluminense, um plano de transição está sendo implementado para “assegurar que a mudança seja realizada com o mínimo de impacto e a máxima eficiência”.
Carteirinha nova
Com a migração, todos os atendimentos assistenciais ficarão a cargo da Leste Fluminense, como autorizações de procedimentos e assuntos relacionados a consultas, tratamentos, exames e terapias.
Segundo a operadora, os usuários vindos da Unimed Ferj terão acesso a uma nova carteira virtual da Unimed Leste Fluminense (iniciada pelo número 0017). O cartão virtual será obtido por meio de atualização automática no aplicativo Cliente Unimed, que já é utilizado pelo beneficiário da Unimed Ferj.
Já para atendimentos administrativos — como mudanças de endereço, inclusão de dependentes, alterações de cadastro, emissão de segunda via de boletos e questões financeiras —, o contato continuará a cargo da Unimed Ferj.
Como fica a rede credenciada?
Segundo a Leste Fluminense, os usuários migrados que estiverem dentro da área de atuação da operadora — Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim e Tanguá — deverão utilizar a rede credenciada da Leste Fluminense, disponível para consulta no site e no aplicativo Unimed Cliente.
Caso precise de atendimento fora da área de atuação da Leste Fluminense, o atendimento ocorrerá por meio da rede credenciada negociada com a Unimed do Brasil. De acordo com a operadora, a relação de prestadores também pode ser consultada no aplicativo Unimed Cliente.
Tire outras dúvidas
- Tenho um pedido já autorizado com o cartão da Unimed Ferj. Posso usar? Segundo a operadora, se a senha de autorização ainda estiver dentro do prazo de validade, você pode utilizar normalmente.
- Tenho exames ou consultas agendados para depois do início do compartilhamento. Vou precisar reagendar? Sim, agora usando o cartão da Unimed Leste Fluminense.
- Tenho uma cirurgia autorizada, mas perdi o prazo. E agora? Você vai precisar fazer uma nova solicitação, já utilizando o cartão da Unimed Leste Fluminense. Segundo a operadora basta procurar pelo seu médico.
- Tinha uma cirurgia em análise antes da mudança e ela passou do prazo. Como devo proceder? Procure seu médico para ele fazer uma nova solicitação no sistema, agora usando o cartão da Unimed Leste Fluminense.
- Faço tratamento contínuo, como quimioterapia ou fisioterapia. O que muda? Segundo a operadora, você continuará o tratamento, mas com o novo cartão da Unimed Leste Fluminense.






