A partir deste sábado, dia 5 de julho, o Jaé passa a ser obrigatório para passageiros com direito à gratuidade em todos os modais municipais, sendo eles ônibus, VLT, BRT, vans e “cabritinhos”. A virada definitiva para todos os usuários está prevista para 2 de agosto.
A Prefeitura do Rio apresentou, nesta sexta-feira (03/07), um balanço da implantação do cartão Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica que substituirá o Riocard nos transportes públicos da cidade. De acordo com o município, foram emitidos 1,6 milhão de cartões, dos quais 644 mil de gratuidades. Ao todo já foram realizados 2,6 milhões de cadastros (destes, 1,1 milhão de gratuidades), o que permite que mais usuários possam usar o sistema também de forma digital.
Os benefícios de integração do Bilhete Único Carioca continuam válidos partir de 2 de agosto, mas exclusivamente com o uso do Jaé. No caso em que um dos embarques é no BRT, são três integrações em até três horas por R$ 4,70.
Para usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) nada muda. Os validadores do RioCard continuarão aceitando a integração. Só as integrações municipais serão exclusivas do Jaé.
Os superpostos de cadastramento continuarão funcionando no mês de julho para atender ao público que ainda não se cadastrou, tanto para gratuidades quanto para os usuários em geral.