São muitos os tabus nesse clássico entre Vasco e Flamengo, que acontece neste domingo, 20. O Vasco precisa vencer para não correr o risco de entrar na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas, para isso, vai ter que quebrar um tabu de 10 anos. A última vitória do cruzmaltino foi em 2015.
Além desse incômodo jejum, o Vasco não vence o Flamengo, contando todas as competições, desde 5 de março de 2023. Nessa última vitória, no Campeonato Carioca, o gol foi marcado pelo uruguaio Puma Rodríguez.
Aliás, o técnico Fernando Diniz tem alguns desfalques importantes para essa partida e teve a semana livre para treinamentos. Isso, obviamente, ajudou o treinador nesse momento para pensar e escalar o que tem de melhor dentro do elenco.
A principal dúvida é sobre a titularidade ou não do atacante Vegetti. Andrés Gomez pode ganhar essa vaga para o clássico. Se o Vasco está a bastante tempo sem derrotar o Flamengo, o mesmo podemos dizer do técnico Fernando Diniz. O treinador conquistou sua última vitória contra o rubro-negro em 2023.
Na ocasião, Fernando Diniz, então técnico do Fluminense, ele saiu vitorioso ao conquistar o título Carioca vencendo o Flamengo, no segundo jogo da final, por 4 a 1. Aliás, depois disso, nenhuma outra vitória.
Por fim, curiosamente, Fernando Diniz é o treinador brasileiro que tem o melhor aproveitamento contra o Flamengo dentro do recorte de 2019 até agora. Nos 24 jogos disputados no período foram sete vitórias, sete empates e 10 derrotas.
Vasco e Maracanã
Como dito anteriormente, são vários os tabus para o Vasco neste domingo (21). A última vez que o cruzmaltino venceu no Maracanã foi em agosto de 2023. O jogo foi contra o Atlético-MG e o Vasco venceu por 1 a 0, gol de Serginho. No mesmo dia, o francês Dimitri Payet foi apresentado ao torcedor do Vasco antes da partida.
*Reportagem: João Santoro/ Agência RTI Esporte