O Vasco da Gama oficializou nesta quinta-feira (4) a contratação em definitivo do meia Philippe Coutinho junto ao Aston Villa, da Inglaterra. Revelado em São Januário, o jogador de 32 anos assinou contrato com o clube até junho de 2026. Ele vestirá a camisa 10 em seu novo ciclo pelo Cruzmaltino.
— Renovar meu contrato com o Vasco é um momento de muita felicidade. O Vasco é a minha casa. É o lugar onde fui criado, estudei, cresci e que eu e minha família amamos. Que seja um ano de muito trabalho com essa camisa e junto dos meus companheiros — declarou Coutinho, em entrevista à assessoria do clube.

O meia retornou ao Vasco em julho de 2024, após 14 anos atuando no futebol internacional. Durante esse período, defendeu Internazionale (ITA), Espanyol (ESP), Liverpool (ING), Barcelona (ESP), Bayern de Munique (ALE), Aston Villa (ING) e Al-Duhail (QAT).
Coutinho chegou ao Vasco em 1999, aos sete anos, e destacou-se nas categorias de base. Pela Seleção Brasileira, foi convocado para todas as categorias inferiores antes de estrear entre os profissionais em 2009. Seu primeiro gol no time principal foi marcado na goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo, em 2010 — ano em que se despediu na primeira passagem, com 44 partidas e cinco gols.
Desde o retorno, somou mais 44 jogos e oito gols. Ao todo, Coutinho acumula 88 partidas e 13 gols com a camisa vascaína.